A melhor DIETA!

Atualizado: 15 de fev.





Qual a melhor dieta?


Segundo um ranking produzido pela revista “US News & World Report” seria a Dieta do Mediterrânea. Ou seja: nada de Low Carb, Cetogênica, Dukin ou dieta carnívora que estão tão na moda.

Em segundo lugar houve um empate entre a dieta DASH, com redução da ingesta de sódio buscando controle da pressão arterial, e a dieta semivegetariana, que segue em partes o vegetarianismo, mas com certa flexibilidade.

Mas o que todas essas dietas possuem em comum? Todas elas buscam a diminuição ou até mesmo a retirada completa de alimentos processados e tem como foco muitas frutas, vegetais, legumes, grãos integrais,...

As dietas Dukin e cetogênica, que se utilizam de alimentos ricos em proteínas ou gorduras com uma quantidade mínima ou até mesmo sem carboidratos, ficaram nos últimos lugares no ranking. Tais dietas são extremamente restritivas, de difícil adesão e eliminam alimentos inteiros, o que nunca é recomendado pelas diretrizes alimentares mundiais já que podem levar a alterações psicológicas, distúrbios do sono e inclusive diminuir a resposta imunológica deixando quem as segue mais vulnerável à doenças crônicas e agudas.






E como esse ranking foi montado? Foi organizado um comitê de especialistas em doenças cardiovasculares e diabetes, nutrição, dieta, psicologia alimentar e obesidade e revisaram pesquisas, trabalhos científicos e relatórios de governos sobre alimentação pública.

Eles avaliaram cada dieta de acordo com vários critérios: se é fácil de seguir, chance de levar à perda de peso a longo prazo, se é saudável e segura, e a eficácia na prevenção ou controle de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares.

A dieta consiste na utilização de alimentos simples com grande quantidade de plantas, a maior parte de cada refeição sendo frutas e vegetais, grãos integrais, feijões e sementes, com algumas nozes e com um destaque para o azeite de oliva extra virgem. Exclui-se o açúcar refinado e as farinhas.

A carne vermelha aparece por vez, mas apenas para dar sabor às refeições. Ao invés dela são consumidos ovos, laticínios e aves, mas em porções menores do que na dieta ocidental tradicional. Já o peixe é fundamental.






Mas enfim qual a melhor dieta para você? Apesar do ranking mostrar as mais saudáveis, em momentos específicos, buscando perda de peso, ganho de massa muscular, podem ser utilizadas outras estratégias e variações, de maneira individualizada.

Por isso, não caia em propagandas de milagres rápidos, procure um profissional capacitado que busque o melhor para você sem custar caro à sua saúde.


Você merece o melhor acompanhamento, agende já sua consulta com o nosso Nutrólogo 

Dr. Renato Sardinha!




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