MD CODES e o Mapeamento Emocional

Atualizado: 15 de fev.


MD Codes é um tipo de técnica de preenchimento facial, criada pelo cirurgião plástico brasileiro Maurício de Maio.


O preenchimento facial tradicional apenas observa onde os sinais do envelhecimento facial estão mais explícitos, já a técnica MD Codes Visionary ou Distinction é uma harmonização facial mais aprofundada e inovadora, diferenciando-se do preenchimento facial tradicional por entender o que o paciente deseja transmitir com a sua aparência, quais seus objetivos e expectativas, se baseando mais nas emoções do paciente para definir quais serão os pontos faciais a serem tratados. Antes de sua aplicação, é realizado um mapeamento emocional e facial detalhado, para que o resultado seja equilibrado, valorizado e o mais natural possível, impactando inclusive na qualidade de vida do paciente.

Esse mapeamento emocional leva em consideração 8 atributos emocionais, que podem não estar presentes em uma aparência mais envelhecida. Logo, o questionamento inicial é: Qual o tipo de emoção o paciente deseja transmitir com sua aparência? Com essa técnica observamos a atenuação ou destaque dos atributos emocionais escolhidos.


Para atenuação:

  • Menos triste - identifica e trata os pontos que melhoram a aparência triste;

  • Menos cansada - foca nas regiões que destacam a aparência mais animada e feliz;

  • Menos brava – identifica quais os pontos que deixam a aparência mais harmônica, suave e tranquila;

  • Menos flácida – preenche regiões que perderam o volume e, em virtude dessa perda, ficaram flácidas;

Para destaque:

  • Mais jovem – atenua os sinais do envelhecimento;

  • Mais magra – define pontos, como a linha de separação entre mandíbula e pescoço, dando um aspecto de face mais magra;

  • Mais masculina ou feminina – ressaltando as características faciais de cada sexo;

  • Mais atraente – o tratamento facial como um todo.





Como é realizada essa avaliação?

Em todos os procedimentos faciais é preciso que se leve em consideração todos os aspectos anatômicos e estruturais da face do paciente, analisando assim, todos os ângulos possíveis, para verificar com precisão quais regiões que realmente precisam ser abordadas durante o procedimento e o tratamento será mais bem direcionado e individualizado para a necessidade de cada paciente.


Quais substâncias são utilizadas no MD Codes e como ele funciona?


Assim como no preenchimento facial tradicional, é utilizado o ácido hialurônico, que é uma substância segura, visto que, já está presente no nosso organismo e que também apresenta um “antídoto”, que é a hialuronidase. O efeito do preenchimento com o ácido hialurônico não dura para sempre, isso porque com o tempo nosso corpo vai degradando e reabsorvendo esse ácido hialurônico, por isso, o procedimento precisa ser refeito de tempos em tempos. Essa periodicidade depende de cada organismo, das áreas a serem preenchidas e do tipo de ácido hialurônico utilizado. O paciente já observa os resultados do procedimento assim que se finaliza a aplicação. Não é necessário o afastamento de suas atividades, podendo o paciente retornar imediatamente ao trabalho após a sua realização.


Quais os cuidados que devemos ter após o preenchimento?


Logo após o preenchimento a região tratada não deve ser massageada ou comprimida. Deve-se também evitar situações que causem grande perda de colágeno, como se expor muito ao sol e fumar. E, por último, mantenha hábitos de vida saudáveis.


Qual emoção você deseja transmitir com a sua aparência?


Agende já sua consulta com nossa Médica Dermatologista Dra Alexandra Almeida,






Querem saber mais, COMENTEM AQUI👇


Fale conosco

📲(17) 981291021



Botão Whatsapp 001.png